Mapa cicloviário da cidade do Recife, montado de forma colaborativa por pessoas que pedalam na cidade.

SITUAÇÃO ATUAL DO MAPA
Vc pode aumentar e mover este mapa para ver outras áreas.

sábado, 14 de novembro de 2009

CICLOFAIXA DO CANAL DO CAVOUCO

Ciclofaixa que ladeia o Riacho do Cavouco, Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife. Mais uma obra de lazer, sem nenhuma serventia como facilitador do transporte cicloviário da cidade. E mesmo assim, mal projetada, mau conservada, mau organizada.

Como peça de lazer, deveria pelo menos ser fechada e segura. Mas na Av. Antônio Curado, onde começa a faixa, as duas pontas não se encontram. Quem for pedalar por ali, terá de enfrentar a contramão pela ponte sobre o Riacho Cavouco, para ir de uma ponta a outra. Muito arriscado. Do outro lado, na Caxangá, isto também é necessário porém ainda mais arriscado, porque nesta conexão, as duas partes da Ciclofaixa estão ainda mais separadas. O risco é dobrado, com o trânsito da Caxangá.

O estado de conservação da via é péssimo. Cerca de 25% foram removidos para realização de alguma obra subterrânea e depois não foi recomposta, e está sem pintura e sem os sinalizadores (tartarugas) - vide ilustração.
Usaram "Gelo Baiano" para separar alguns trechos e evitar que os motoristas estacionem em cima, mas não adiantou muito. Vários foram removidos a força, destruídos e jogados no meio e fora da ciclofaixa, claramente indicando que muitos a usam como estacionamento. A pintura também está clareando, a sinalização horizontal está apagada, e a sinalização vertical lembra que na ciclofaixa, pedestre, carro, qualquer um tem a preferência. O pedalista ou o ciclista é quem tem de dar a vez para todos NA SUA CICLOFAIXA!

Completando, o povo da região acha que a ciclofaixa é uma pista de cooper. Muita gente anda por ela. E isto ao lado de uma calçada, BEM CONSERVADA! Por isto, tantos ciclistas preferem pedalar pela pista normal ao invés de utilizar a ciclofaixa a eles destinada.

Mais uma obra sem sentido, que não serve ao lazer ciclistico seguro de jovens e adolescentes, não serve de canal de escoamento cicloviário e que foi construído com dinheiro público!

3 comentários:

  1. Nossa Rogério, o mapa e o acompnhamento das ciclofaixas tá muito bom.

    Eu havia visto o mapa em outro blog, que era feito em colaboração com o Paulo Marcelo, que juntando assim, ficou bem legal.

    Tava devendo acompanhar mais o teeu blog, pois havia parado na situação dos bicicletários dos espações públicos.

    Agora vou fazer o que deveria ter feito há mais tempo: assinar o blog e acompanhar as novidades, e colaborar sempre que puder, aumentando assim que tiver com a minha bike nova.

    []s e continue fazendo esse blog legal.
    Lucio Flausino

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rogério Leite,

    Sou usuário de deste caminho a mais de sete anos e desde que fio ienugurada a ciclofaixa do Canal do Cavouco fiquei muito feliz, mais de uns tempos para cá, vejo que esta sendo despresada e depredada pela comunidade, além isso tem este memorável problema de pessoas que invadem a ciclofaixa achando que tem mais direitos do que nós os ciclistas...todas as manhãs e nos finais de tarde fica impossível pedalar na mesma. Caso você tenha conhecimento na Prefeitura, poderemos fazer uma Comissão junto com outros para resolver não só este como outros de nosso interesse. Voltarei a acessar esta página para saber da tua resposta. Cordialmente. Agenor José da Silva Duarte

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos,

    A ciclofaixa do canal do cavouco é ótima, como todos falam neste forum, todavia, ainda há os carros velhos amuntuados as margens da avenidade, onde ainda é foco de viciados em tóxicos e ladrões.

    O homem que se diz dono, já ganhou uma liminar na justiça para continuar com a posse, mas temos que nos unir, todos, acabar com todos os carros velhos, que são focos de dengue naquela região.

    Ademais, fiquei sabendo que ali seria uma academia da cidade, que seria ótimo para nossos filhos brincarem e todos nós usarmos aquele lugar como um local de lazer.

    entrem em contato, vamos nos unir para tentar acabar com tudo aquilo.

    sercred7@gmail.com

    ResponderExcluir

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS EM FOTOS


Fotos: Rogério Leite @ Novembro/2009


Fotos mostrando o resultado pífio dos esforços de nossos gestores municipais no que tange a desenvolverem uma infra-estrutura ciclável que possa ser usada pelos cidadãos, efetivamente para o transporte e eventualmente para o lazer. No presente momento, Recife conta com aproximadamente 25 km de ciclovias e ciclofaixas de uso exclusivo para lazer. Os demais municípios da Região também não estão em boa posição, apesar de ser muito mais frequente o uso da bicicleta em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço, Camaragibe e Cabo.

BICICLETÁRIOS DO RECIFE

É essencial para um bicicletário que ele seja seguro, protegido e de acesso controlado. Além disto, que seja realmente um bicicletário e não apenas um local improvisado para se guardar as bicicletas. Estes ítens pautam as estrelas que cada local abaixo recebe periódicamente.
Shopping Plaza Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! Limpo, seguro, registro na entrada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, com tapumes e cavaletes de madeira, sem local para o segurança (guarita), e já está pequeno para o fluxo de usuários. Para complicar, ESTÃO EXIGINDO que o ciclista da porta de entrada ao bicicletário, faça o trajeto a pé, empurrando a bike.
Shopping Center Recife -
O QUE ESTÁ OK! Vigilância em guarita e registro na entrada com RG. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, disputando espaço com as motocicletas, sem paraciclos individuais. As bicicletas ficam presas na grade que delimita a área, em geral, pelo lado de fora. Além do mais, ficam expostas ao sol e chuva.
Atacado dos Presentes, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Sem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno.
Hiper Bompreço, Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno também. Muitos clientes deixam as bicicletas presas ao guarda-corpo da rampa lateral
Carrefour, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais.
Hiper Bompreço, Av.Recife -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente e os seguranças não são simpáticos aos ciclistas, não existe registro das bicicletas guardadas de qualquer forma, não é coberto.
Mercado Público, Madalena
O QUE ESTÁ OK! Nada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! O mercado não tem bicicletário. Alguns usuários amarram as bicicletas no gradil do mercado.
Este setor é um resumo do meu projeto de pesquisa sobre os bicicletários existentes em shoppings e lojões do Recife.
QUERO ENVIAR UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO!