Mapa cicloviário da cidade do Recife, montado de forma colaborativa por pessoas que pedalam na cidade.

SITUAÇÃO ATUAL DO MAPA
Vc pode aumentar e mover este mapa para ver outras áreas.

sábado, 7 de novembro de 2009

CICLOVIA DA AV. DO FORTE e CICLOFAIXA DA CAXANGÁ

Parece ter sido projetada para conectar Camaragibe ao Pina sem passar pela nem pela Agamenon nem por Afogados/Imbiribeira, e levando os pedalistas diários por dentro. Conecta Caxangá a Av. Recife, via Avenida do Forte até a Av. Abdias de Carvalho, e daí conectando com a Avenida San Martin, depois da Chesf, e "teoricamente", seguindo até a Avenida Recife e daí para Boa Viagem.

Linha geral, a pintura já era. Pedalistas locais informaram que depois de inaugurada, nunca mais houve uma boa manutenção dela, nem pintura. E aparentemente, nem ao menos uma varrida. A imagem é de abandono, com muita areia escondendo a sinalização horizontal. O uso das tartarugas é bom, mas poderia se contínuo nas saídas das ruas menores. Isto não iria atrapalhar o tráfego de carros, e ajudaria a proteger mais os pedalistas. Aliás, isto é uma geral, apesar da ciclovia, não existe uma mentalidade cicloviária, ela ainda é vista como algo que atrapalha os carros. Avisa-se aos pedalistas que existem ruas com tráfego na transversal em diversas placas verticais, mas placas de aviso aos MOTORISTAS de que ali existe uma ciclovia, só nos maiores cruzamentos. Como sempre, pedalistas é que precisam se proteger ao invés dos motoristas serem obrigados a nos respeitar como precisam fazer com os pedestres.

A conexão da ciclovia com a Ciclofaixa da Caxangá deveria ser bem visível e marcada. Mas a ciclofaixa da Caxangá, no local, praticamente sumiu. Pouco se consegue ver dela. Não existe sinalização ao ciclista da entrada da Ciclovia da Avenida do Forte, nem solução de sinalização para indicar esta continuidade. Na outra ponta, a ciclovia acaba na frente do prédio administrativo da Chesf. Dali até a Avenida San Martin, é feita em cima de uma via apertada, colada ao muro do depósito da Chesf. Entrando na Avenida San Martin, o pedalista está por sua conta e risco, não existe continuidade.

Resumindo a CICLOVIA DA AVENIDA DO FORTE é outra que liga um lugar "quase-nenhum" ao nada! O que podia ser a primeira rota cicloviária integrada e completa do Recife, é apenas uma fila de "tartarugas" espalhada na Av.do Forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS EM FOTOS


Fotos: Rogério Leite @ Novembro/2009


Fotos mostrando o resultado pífio dos esforços de nossos gestores municipais no que tange a desenvolverem uma infra-estrutura ciclável que possa ser usada pelos cidadãos, efetivamente para o transporte e eventualmente para o lazer. No presente momento, Recife conta com aproximadamente 25 km de ciclovias e ciclofaixas de uso exclusivo para lazer. Os demais municípios da Região também não estão em boa posição, apesar de ser muito mais frequente o uso da bicicleta em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço, Camaragibe e Cabo.

BICICLETÁRIOS DO RECIFE

É essencial para um bicicletário que ele seja seguro, protegido e de acesso controlado. Além disto, que seja realmente um bicicletário e não apenas um local improvisado para se guardar as bicicletas. Estes ítens pautam as estrelas que cada local abaixo recebe periódicamente.
Shopping Plaza Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! Limpo, seguro, registro na entrada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, com tapumes e cavaletes de madeira, sem local para o segurança (guarita), e já está pequeno para o fluxo de usuários. Para complicar, ESTÃO EXIGINDO que o ciclista da porta de entrada ao bicicletário, faça o trajeto a pé, empurrando a bike.
Shopping Center Recife -
O QUE ESTÁ OK! Vigilância em guarita e registro na entrada com RG. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, disputando espaço com as motocicletas, sem paraciclos individuais. As bicicletas ficam presas na grade que delimita a área, em geral, pelo lado de fora. Além do mais, ficam expostas ao sol e chuva.
Atacado dos Presentes, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Sem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno.
Hiper Bompreço, Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno também. Muitos clientes deixam as bicicletas presas ao guarda-corpo da rampa lateral
Carrefour, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais.
Hiper Bompreço, Av.Recife -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente e os seguranças não são simpáticos aos ciclistas, não existe registro das bicicletas guardadas de qualquer forma, não é coberto.
Mercado Público, Madalena
O QUE ESTÁ OK! Nada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! O mercado não tem bicicletário. Alguns usuários amarram as bicicletas no gradil do mercado.
Este setor é um resumo do meu projeto de pesquisa sobre os bicicletários existentes em shoppings e lojões do Recife.
QUERO ENVIAR UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO!