Mapa cicloviário da cidade do Recife, montado de forma colaborativa por pessoas que pedalam na cidade.

SITUAÇÃO ATUAL DO MAPA
Vc pode aumentar e mover este mapa para ver outras áreas.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROCURAMOS EDITORES

Srs. AUTORES e INTERESSADOS

O Pedalando em Recife tem a pretensão de ser um embrião de um Mapa Cicloviário da cidade. Para além da infraestrutura existente hoje, composta de algumas ciclovias e ciclofaixas, a cidade tem uma série de diferentes serviços voltados para o ciclista ou pedalista (quem pedala no dia a dia, para o trabalho, lazer, etc). São serviços como BICICLETÁRIOS, OFICINAS, LOJAS DE PEÇAS, BORRACHEIROS ESPECIALIZADOS, ETC. É muita coisa para eu verificar sozinho, o que explica porque o blog está parado a tanto tempo. O que proponho é dividir tarefas. Encontrar quem verifique ou áreas específicas, como um editor apenas para os BICICLETÁRIOS, ou para uma região específica da cidade, um editor para a Zona Norte, outro para o Centro... etc. Os editores poderia editar o mapa, o site e os posts. Todos teriam privilégios de administrador. Assim quem incluisse bicicletários poderia criar uma gradação qualquer e criar um GADGET com a gradação. Se a pessoa não souber fazer isto, pode me enviar tudo em texto e eu crio o GADGET. Quem quiser criar rotas terá de percorre-la e descreve-la, em POSTS e com o nome das ruas, no MAPA. São formas de trabalho colaborativo.

Alguém gostaria de discutir isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS EM FOTOS


Fotos: Rogério Leite @ Novembro/2009


Fotos mostrando o resultado pífio dos esforços de nossos gestores municipais no que tange a desenvolverem uma infra-estrutura ciclável que possa ser usada pelos cidadãos, efetivamente para o transporte e eventualmente para o lazer. No presente momento, Recife conta com aproximadamente 25 km de ciclovias e ciclofaixas de uso exclusivo para lazer. Os demais municípios da Região também não estão em boa posição, apesar de ser muito mais frequente o uso da bicicleta em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço, Camaragibe e Cabo.

BICICLETÁRIOS DO RECIFE

É essencial para um bicicletário que ele seja seguro, protegido e de acesso controlado. Além disto, que seja realmente um bicicletário e não apenas um local improvisado para se guardar as bicicletas. Estes ítens pautam as estrelas que cada local abaixo recebe periódicamente.
Shopping Plaza Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! Limpo, seguro, registro na entrada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, com tapumes e cavaletes de madeira, sem local para o segurança (guarita), e já está pequeno para o fluxo de usuários. Para complicar, ESTÃO EXIGINDO que o ciclista da porta de entrada ao bicicletário, faça o trajeto a pé, empurrando a bike.
Shopping Center Recife -
O QUE ESTÁ OK! Vigilância em guarita e registro na entrada com RG. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, disputando espaço com as motocicletas, sem paraciclos individuais. As bicicletas ficam presas na grade que delimita a área, em geral, pelo lado de fora. Além do mais, ficam expostas ao sol e chuva.
Atacado dos Presentes, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Sem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno.
Hiper Bompreço, Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno também. Muitos clientes deixam as bicicletas presas ao guarda-corpo da rampa lateral
Carrefour, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais.
Hiper Bompreço, Av.Recife -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente e os seguranças não são simpáticos aos ciclistas, não existe registro das bicicletas guardadas de qualquer forma, não é coberto.
Mercado Público, Madalena
O QUE ESTÁ OK! Nada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! O mercado não tem bicicletário. Alguns usuários amarram as bicicletas no gradil do mercado.
Este setor é um resumo do meu projeto de pesquisa sobre os bicicletários existentes em shoppings e lojões do Recife.
QUERO ENVIAR UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO!