Mapa cicloviário da cidade do Recife, montado de forma colaborativa por pessoas que pedalam na cidade.

SITUAÇÃO ATUAL DO MAPA
Vc pode aumentar e mover este mapa para ver outras áreas.

sábado, 29 de maio de 2010

INTEGRAÇÃO CICLOVIÁRIA 1 - RECIFE/OLINDA/PAULISTA

Primeira Etapa: A saída de Recife

Amigos...

Uma das idéias que estão em discussão no Grupo de Trabalho das Ciclovias Metropolitanas é a idéia de integração entre os municípios vizinhos. A integração RECIFE-OLINDA se dá em alguns pontos. O mais acessível é pela orla, saindo pela Cruz Cabugá e pela Escola de Aprendizes de Marinheiro. Entra em Olinda pelo Varadouro. Digo mais acessível porque não existem muitos cruzamentos quando a sua direita está o mar, o rio e o mangue! Com este post, começo a avaliar a situação da rota e de sua cicloinfraestrutura. O local chave é a saída da Rua da Aurora, junto a Ponte Limoeiro, e na entrada da Av. Artur Lima Cavalcanti, vide mapa a seguir!



Ali se cruzam os tráfegos do Centro Histórico e da Boa Vista, rumo à Olinda. A PCR começou a fazer o recondicionamento da Av. Norte e incluiu uma ciclovia. Mas esqueceu de incluir no projeto, as paradas de ônibus. O projeto está parado, a ciclovia toda incompleta, interrompida, sem sinalização, sem pé nem cabeça! A ciclofaixa que roda pela Av.Artur de Lima Cavalcanti não tem sinalização, está mal condicionada e ainda passa por zonas perigosas, na beira do mangue invadido por marginais.

E isto para nem falar nos tantos erros que os pedaços da ciclovia já prontos têm! Vejam as fotos!



Já está na hora da Prefeitura da Cidade do Recife se decidir se gasta o dinheiro público fazendo ciclovias e ciclofaixas que SIRVAM para alguém ou se simplesmente ignoram isto. Senhor prefeito, arrange um ciclista engenheiro civil para ajudar o sr. a gastar nosso dinheiro em obras ÚTEIS!

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3 comentários:

  1. De mais as fotos!!! é isso aí vamos reinvidicar nossos direitos de ciclistas!!!!

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  2. Niel... este trabalho não está completo. Espero terminar o levantamento nos próximos finais de semana. Uma segunda parte liga a Cruz Cabugá com a Ciclofaixa de Olinda. Outra parte vai de Olinda a Paulista, pela PE15. Outra parte, realizada pelo Ênio X-9 está sendo feita lá do Janga até Olinda, e de Paulista ao Janga pela PE22. A idéia inicial é mostrar o que tem e o que pode ser feito. Fique de olho!

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  3. Muito legal o site de vocês. O cicloturismo no Brasil também é possível e devemos incentiva-lo de todas as maneiras. Hoje contamos apenas com 600 km de ciclovias, enquanto na Alemanha existem cerca de 105.000 km. Incentive esta idéia. Fizemos cicloturismo em Goiás com o intuito de promover esta idéia. Assista nosso vídeo http://www.pedalarepreciso.com.br/. Muito obrigado. Colocamos um link do site de vocês no nosso site.

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CICLOVIAS E CICLOFAIXAS EM FOTOS


Fotos: Rogério Leite @ Novembro/2009


Fotos mostrando o resultado pífio dos esforços de nossos gestores municipais no que tange a desenvolverem uma infra-estrutura ciclável que possa ser usada pelos cidadãos, efetivamente para o transporte e eventualmente para o lazer. No presente momento, Recife conta com aproximadamente 25 km de ciclovias e ciclofaixas de uso exclusivo para lazer. Os demais municípios da Região também não estão em boa posição, apesar de ser muito mais frequente o uso da bicicleta em Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço, Camaragibe e Cabo.

BICICLETÁRIOS DO RECIFE

É essencial para um bicicletário que ele seja seguro, protegido e de acesso controlado. Além disto, que seja realmente um bicicletário e não apenas um local improvisado para se guardar as bicicletas. Estes ítens pautam as estrelas que cada local abaixo recebe periódicamente.
Shopping Plaza Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! Limpo, seguro, registro na entrada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, com tapumes e cavaletes de madeira, sem local para o segurança (guarita), e já está pequeno para o fluxo de usuários. Para complicar, ESTÃO EXIGINDO que o ciclista da porta de entrada ao bicicletário, faça o trajeto a pé, empurrando a bike.
Shopping Center Recife -
O QUE ESTÁ OK! Vigilância em guarita e registro na entrada com RG. E O QUE NÃO ESTÁ OK! É improvisado, disputando espaço com as motocicletas, sem paraciclos individuais. As bicicletas ficam presas na grade que delimita a área, em geral, pelo lado de fora. Além do mais, ficam expostas ao sol e chuva.
Atacado dos Presentes, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Sem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno.
Hiper Bompreço, Casa Forte -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais e pequeno também. Muitos clientes deixam as bicicletas presas ao guarda-corpo da rampa lateral
Carrefour, Torre -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros, no estacionamento subterrâneo. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente, sem registro, aberto demais.
Hiper Bompreço, Av.Recife -
O QUE ESTÁ OK! É separado dos carros. E O QUE NÃO ESTÁ OK! Não tem segurança permanente e os seguranças não são simpáticos aos ciclistas, não existe registro das bicicletas guardadas de qualquer forma, não é coberto.
Mercado Público, Madalena
O QUE ESTÁ OK! Nada. E O QUE NÃO ESTÁ OK! O mercado não tem bicicletário. Alguns usuários amarram as bicicletas no gradil do mercado.
Este setor é um resumo do meu projeto de pesquisa sobre os bicicletários existentes em shoppings e lojões do Recife.
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